SÍNDROME DO IMPOSTOR : A SENSAÇÃO DE SER UMA FRAUDE
Desde que criei o blog e passei me dedicar mais à escrita, nutrindo o sonho de um dia conseguir trabalhar como redatora e até mesmo lançar um livro de minha autoria, perdi as contas de quantas vezes me deparei com a síndrome da impostora bem a minha frente.
MAS O QUE É A SÍNDROME DO IMPOSTOR?
Em poucas palavras, Síndrome do Impostor nada mais é do que a sensação de total incapacidade e inferioridade, geralmente ilusórias,quando nos encontramos diante de um novo desafio. Está diretamente ligada a sensação de não merecimento,de se sentir uma farsa, desconfiar das próprias habilidades,se auto sabotar.O principal fator que encontra-se intrinsecamente ligado à essa síndrome é sem dúvidas, a insegurança. O medo de falhar(apesar da falha ser algo extremamente humano e natural) é muito recorrente, sobretudo com todos os avanços da tecnologia e da sociedade como um todo. Com tantas informações e avanços ocorrendo tão freneticamente e sem controle, é normal se sentir perdido e por vezes incapaz.
Mas a questão é que quando se fala em "síndrome do Impostor", o sentimento de insuficiência é muito mais profundo.
Você não só não se sente merecedor de qualquer conquista como também acredita que todas as coisas boas que já lhe ocorreram ou até mesmo qualidades que lhe são atribuídas, são parte de uma grande enganação e que você poderá ser "desmascarado" a qualquer momento.
Pior: você pensa que seus méritos não são grande coisa, já que qualquer pessoa poderia fazer o mesmo em seu lugar. Alguém se identifica?
MAS ENTÃO COMO SE LIVRAR DA SÍNDROME DO IMPOSTOR?
Segundo a psicóloga americana Valerie Young, o melhor modo de vencer a síndrome do Impostor é definir muito bem seus objetivos e não focar nos possíveis erros,mas sim em bons resultados e caso venha a falhar, tirar o máximo proveito das situações, encarando as falhas como aprendizado.Acho válido cada um dos conselhos de Valerie e aproveito para deixar aqui algumas outras sugestões de como lidar melhor com a auto-sabotagem:
• Procure fazer as coisas no seu próprio ritmo;
• Evite se comparar com os outros, afinal cada um tem sua própria trajetória;
• Cerque-se de pessoas boas - segundo Jim Rohn, você é a média das 5 pessoas com quem mais convive, por isso, escolha-as bem!
• Se sentir que está indo rápido demais, desacelere e faça algo para relaxar.
E claro, nunca é demais repetir:
• Aprenda a encarar as suas falhas como parte do aprendizado e NUNCA se esqueça: errar é humano e ninguém é perfeito!
E também não pense que seguindo as sugestões citadas acima você vai se livrar da Síndrome do Impostor de vez. Afinal, como tudo na vida, a prática leva a perfeição então trabalhe sus mente diariamente e sempre que bater um desânimo ou até mesmo aquela sensação incômoda de não merecimento, respire fundo e lembre-se de tudo o que foi dito.
Todos nós passamos por momentos de incerteza, o que não podemos é permitir que isso se torne rotina e tome o controle de nossa vida.
Dica de música para desestressar : You Gotta Be - Des'ree
Clique no link para ouvir a música : https://www.youtube.com/watch?v=jjg0VMNfUlU

Comentários
Postar um comentário