Pular para o conteúdo principal

#MalhaçãoVivaaDiferença

VIVA A DIFERENÇA: 5 MOTIVOS PARA (RE)ASSISTIR À NOVA-VELHA TEMPORADA DE MALHAÇÃO 


Com 25 anos de história, entre fãs e haters e erros e acertos, fato é que Malhação consagrou-se como um marco da televisão brasileira.

Desde os tempos em que o cenário principal da novelinha teen ainda era uma academia, passando pela eterna Vagabanda, até o sucesso do casal "Perina" na temporada de 2014, muita água passou por baixo da ponte, e apesar de alguns deslizes no meio do caminho, Malhação acertou em cheio diversas vezes, principalmente quando o assunto é uma de suas temporadas mais recentes: Viva a Diferença (2017-2018).

Produzida por Cao Hamburguer e vencedora do Emmy Internacional Kids 2018 na categoria melhor série, Viva a Diferença alavancou a audiência do horário, tornando-se não a toa, sucesso de crítica e público. Confira a seguir, 5 motivos para (re)assistir à temporada:


PROTAGONISMO FEMININO NA ÁREA

Se há uma palavra para definir Viva a Diferença, essa palavra é inovação, a começar pela escolha das personagens principais. Pela primeira vez na história da novela, os holofotes não estão voltados para um casal, mas para 5 mulheres; Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Benê (Daphne Bozaski).

EXISTE - MUITO - AMOR E AMIZADE EM SÃO PAULO 

Inovadora até nisso, a temporada é a primeira a se passar inteiramente na terra da garoa. Com ares paulistanos, a mudança de cenário após tantos anos, é refrescante e muito bem-vinda.

DIVERSIDADE REAL

A diferença que o título da temporada carrega não é mero exibicionismo. Com um texto primoroso, uma direção cuidadosa e um elenco bem escalado e verdadeiramente diversificado, o conjunto final da obra é uma novela jovem capaz de abordar gravidez na adolescência, sexualidade, feminismo, diferenças sociais, racismo, Síndrome de Asperger, educação... e consequentemente, tocar o coração de muitos adultos.

O TOM CERTO

Não basta pegar questões em pauta na sociedade (sobretudo quando trata-se de temas tabu) e simplesmente jogá-las na trama. Para que a mensagem ecoe e tenha eficácia, o tratamento dado deve ser sério e responsável. Essa lógica é levada ao pé da letra em Viva a Diferença; nada é deixado de lado ou abordado de maneira rasa, exercendo assim, não só a função de entretenimento mas também a de um agente social.

A CARA DA JUVENTUDE 

Para todos aqueles que querem entender como os jovens dá geração Z pensam, Viva a Diferença é um prato cheio. Mais do que qualquer temporada recente, trata-se de uma trama pensada para jovens, feita com jovens e com o objetivo de dar voz aos jovens, no melhor estilo que se pode ter neste formato: aquele que remete a realidade em que estamos inseridos.

Malhação: Viva a Diferença volta ao ar a partir de hoje, às 17h40, na Globo. Vale a conferida!


REFERÊNCIAS: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...