Pular para o conteúdo principal

#Diretores

 A DELICADEZA SOMBRIA DE TIM  BURTON




A delicadeza com que Tim Burton escreve e produz histórias com elementos sombrios é assombrosa.O diretor consegue unir a sutileza,o humor e o terror de maneira singular.

Tendo uma infância descrita por ele mesmo como peculiar e imaginativa,Burton costumava fugir da realidade mergulhando em livros de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo orçamento.Tanto Poe quanto os atores Vincent Price(considerado o mestre do macabro por contracenar em diversos filmes de terror e suspense) e Christopher Lee(que viria a trabalhar com Tim em diversos filmes) teriam enorme influência sobre sua carreira.

Ainda jovem,Tim conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no conceituado Instituto das Artes da Califórnia e passou três anos estudando animação até ser contratado pela Walt Disney Studios para atuar como aprendiz de animador.
Em 1984, ele já demonstrava toda a sua excentricidade  ao produzir o curta-metragem Frankenweenie.A história que tinha como pano de fundo um garoto que tenta trazer seu falecido cãozinho á vida e que seria uma homenagem ao romance Frankenstein,acabou por ocasionar sua demissão,por ser considerada assustadora demais.

Somente em 2012,a história tida como uma das mais pessoais de Tim,viria para os cinemas-desta vez em formato de um longa de animação.

Em 1988,Burton mergulharia em um projeto arriscado porém que viria a se tornar sua porta de entrada para o estrelato,a comédia Os Fantasmas se Divertem que levaria o Oscar de melhor maquiagem no ano seguinte.A partir daí,sua carreira deslanchou,levando-o a produzir Batman(1989) e Edward Mãos de Tesoura(1990),considerado um de seus melhores filmes até hoje.

Além do sucesso,o filme lhe trouxe a amizade de Johnny Depp que trabalharia ao seu lado em mais 6 filmes.

MAS O QUE O TORNA SINGULAR?

Devo confessar que não cheguei assistir a todos os filmes de Tim Burton.Aliás,falta muitos ainda para completar minha lista.Mas o fato de não ter assistido a toda sua cine biografia não muda em nada o fato de que Tim tem um estilo único e especial de contar histórias,que te cativa desde o início.

Quando pequeno,Tim se dizia uma criança ''mergulhada em seus próprios pensamentos'',logo pode-se deduzir que sua imaginação fértil já se destacava desde os tempos de menino.E levando em conta todas as suas obras e seu repertório cultural,é possível dizer que sua imaginação sempre alçou altos voos.

Gosto da fotografia de Alice no País das Maravilhas(2010) e sempre dou risada do sarcasmo do Willy Wonka de Johnny Depp em  A Fantástica Fábrica de Chocolate(2005),mas nada se compara para mim a beleza cruel de Edward Mãos de Tesoura(1990) e a inocência de A Noiva Cadáver(2005).

A história do rapaz com tesouras no lugar das mãos que se apaixona por uma jovem mas não pode tê-la é de cortar qualquer coração.A fotografia exótica,a beleza de Winona Ryder e toda a ingenuidade de Edward(para mim,o melhor papel da carreira de Johnny Depp)dão um tom melancólico,porém belíssimo ao longa.



Já A Noiva Cadáver(2005) tem um cunho muito mais pessoal para mim,visto que é uma das poucas animações que consegue me arrancar lágrimas até hoje.Um stop motion que fala de morte da maneira mais bem humorada possível,é a definição que eu daria a este filme.Nele,o jovem atrapalhado Victor Van Dort,destinado a um casamento arranjado por seus pais com Victória Everglot,foge do ensaio de casamento por puro nervosismo.Sozinho na floresta,ele treina os votos e acaba por despertar o cadáver de Emily,uma jovem mulher morta após fugir com um grande amor.Desiludida,ela acredita que Victor a pediu em casamento,e acaba o levando para o mundo dos mortos,debaixo da terra.


O mundo dos mortos acaba se mostrando muito mais colorido e animado do que o dos vivos.Não por acaso,Tim Burton representa o mundo dos mortos sempre colorido e cheio de música,enquanto que o mundo dos vivos é cinza e apático na maior parte do tempo.

A doçura e inocência de Emily junto ao desejo de Victor de ajuda-lá nem que para isso ele precise renunciar á própria vida,dão tom ao filme.Com um desfecho não menos sensível,Emily acaba por finalmente encontrar o caminho da luz após desmascarar seu assassino e Victor encontra o amor nos braços de Victória. 

Com uma lindíssima trilha sonora e a metáfora de Emily transformando-se em borboletas,ficando finalmente livre,a simplicidade da cena encanta.Clique aqui para assistir a cena: https://www.youtube.com/watch?v=YRizxBIdGAU

Ainda que nem todos seus filmes tenham sido bem recebidos pela crítica e pelo público,a genialidade de Tim Burton vai muito além da técnica.Tem a ver com sensibilidade,com o olhar e principalmente com o poder de contar histórias misturando elementos totalmente inimagináveis e inesquecíveis.
A loucura de uma pessoa é a realidade de outra.
                                                                    -Tim Burton

REFERÊNCIAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Burton

https://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2012-11-01/tim-burton-volta-ao-seu-passado-em-frankenweenie.html


http://www.adorocinema.com/filmes/filme-43183/curiosidades/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...