A DELICADEZA SOMBRIA DE TIM BURTON
A delicadeza com que Tim Burton escreve e produz histórias com elementos sombrios é assombrosa.O diretor consegue unir a sutileza,o humor e o terror de maneira singular.
Ainda jovem,Tim conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no conceituado Instituto das Artes da Califórnia e passou três anos estudando animação até ser contratado pela Walt Disney Studios para atuar como aprendiz de animador.
Em 1984, ele já demonstrava toda a sua excentricidade ao produzir o curta-metragem Frankenweenie.A história que tinha como pano de fundo um garoto que tenta trazer seu falecido cãozinho á vida e que seria uma homenagem ao romance Frankenstein,acabou por ocasionar sua demissão,por ser considerada assustadora demais.
Somente em 2012,a história tida como uma das mais pessoais de Tim,viria para os cinemas-desta vez em formato de um longa de animação.
Em 1988,Burton mergulharia em um projeto arriscado porém que viria a se tornar sua porta de entrada para o estrelato,a comédia Os Fantasmas se Divertem que levaria o Oscar de melhor maquiagem no ano seguinte.A partir daí,sua carreira deslanchou,levando-o a produzir Batman(1989) e Edward Mãos de Tesoura(1990),considerado um de seus melhores filmes até hoje.
Além do sucesso,o filme lhe trouxe a amizade de Johnny Depp que trabalharia ao seu lado em mais 6 filmes.
MAS O QUE O TORNA SINGULAR?
Devo confessar que não cheguei assistir a todos os filmes de Tim Burton.Aliás,falta muitos ainda para completar minha lista.Mas o fato de não ter assistido a toda sua cine biografia não muda em nada o fato de que Tim tem um estilo único e especial de contar histórias,que te cativa desde o início.
Quando pequeno,Tim se dizia uma criança ''mergulhada em seus próprios pensamentos'',logo pode-se deduzir que sua imaginação fértil já se destacava desde os tempos de menino.E levando em conta todas as suas obras e seu repertório cultural,é possível dizer que sua imaginação sempre alçou altos voos.
Gosto da fotografia de Alice no País das Maravilhas(2010) e sempre dou risada do sarcasmo do Willy Wonka de Johnny Depp em A Fantástica Fábrica de Chocolate(2005),mas nada se compara para mim a beleza cruel de Edward Mãos de Tesoura(1990) e a inocência de A Noiva Cadáver(2005).
A história do rapaz com tesouras no lugar das mãos que se apaixona por uma jovem mas não pode tê-la é de cortar qualquer coração.A fotografia exótica,a beleza de Winona Ryder e toda a ingenuidade de Edward(para mim,o melhor papel da carreira de Johnny Depp)dão um tom melancólico,porém belíssimo ao longa.
Já A Noiva Cadáver(2005) tem um cunho muito mais pessoal para mim,visto que é uma das poucas animações que consegue me arrancar lágrimas até hoje.Um stop motion que fala de morte da maneira mais bem humorada possível,é a definição que eu daria a este filme.Nele,o jovem atrapalhado Victor Van Dort,destinado a um casamento arranjado por seus pais com Victória Everglot,foge do ensaio de casamento por puro nervosismo.Sozinho na floresta,ele treina os votos e acaba por despertar o cadáver de Emily,uma jovem mulher morta após fugir com um grande amor.Desiludida,ela acredita que Victor a pediu em casamento,e acaba o levando para o mundo dos mortos,debaixo da terra.
O mundo dos mortos acaba se mostrando muito mais colorido e animado do que o dos vivos.Não por acaso,Tim Burton representa o mundo dos mortos sempre colorido e cheio de música,enquanto que o mundo dos vivos é cinza e apático na maior parte do tempo.
A doçura e inocência de Emily junto ao desejo de Victor de ajuda-lá nem que para isso ele precise renunciar á própria vida,dão tom ao filme.Com um desfecho não menos sensível,Emily acaba por finalmente encontrar o caminho da luz após desmascarar seu assassino e Victor encontra o amor nos braços de Victória.
A doçura e inocência de Emily junto ao desejo de Victor de ajuda-lá nem que para isso ele precise renunciar á própria vida,dão tom ao filme.Com um desfecho não menos sensível,Emily acaba por finalmente encontrar o caminho da luz após desmascarar seu assassino e Victor encontra o amor nos braços de Victória.
Com uma lindíssima trilha sonora e a metáfora de Emily transformando-se em borboletas,ficando finalmente livre,a simplicidade da cena encanta.Clique aqui para assistir a cena: https://www.youtube.com/watch?v=YRizxBIdGAU
Ainda que nem todos seus filmes tenham sido bem recebidos pela crítica e pelo público,a genialidade de Tim Burton vai muito além da técnica.Tem a ver com sensibilidade,com o olhar e principalmente com o poder de contar histórias misturando elementos totalmente inimagináveis e inesquecíveis.
A loucura de uma pessoa é a realidade de outra.-Tim Burton
REFERÊNCIAS:
https://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2012-11-01/tim-burton-volta-ao-seu-passado-em-frankenweenie.html
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-43183/curiosidades/



Comentários
Postar um comentário