RESENHA:CÉU SEM ESTRELAS
Sempre acreditei no poder transformador da leitura.Mais do que isso,sempre acreditei que o Brasil tem muitos autores bons que infelizmente não são valorizados como merecem.Quero dedicar uma parte deste blog para escrever resenhas de livros nacionais que com certeza merecem uma chance.#VáLerUmNacional
Céu sem Estrelas foi o primeiro livro nacional que li em 2019.Por tratar de temas extremamente necessários,é praticamente uma leitura obrigatória.
O livro narra a história de Cecilia,uma doce menina que vê sua vida descarrilhar após perder seu primeiro emprego no dia do seu aniversário de dezoito anos.Após ter uma discussão feia com a mãe,ela acaba saindo de casa e buscando ajuda na casa da melhor amiga,Iasmin.Lá ela acaba ficando próxima de Bernardo,irmão mais velho de Iasmin e sua paixão de infância.
Enquanto Bernardo tenta lidar com amizades um tanto rasas e centenas de incertezas em relação a si mesmo,Cecília sofre com ansiedade e insegurança em relação ao seu próprio corpo.Juntos,os dois descobrem-se pouco a pouco.
Quando li a sinopse pela primeira vez,achei que se tratava de um romance de superação,mas a medida que a leitura avançava,percebi que era muito mais que isso.
A proeza com que Iris Figueiredo escreve sobre temas como ansiedade,depressão,baixa autoestima,gordofobia e insegurança é notável.A sinceridade de seu texto transborda das páginas e afeta o leitor diretamente colocando-o de frente para temas pesados,porém necessários.
A parte mais angustiante sem dúvidas é o fato de que Cecília e Bernardo deixam de ser simples personagens e passam a retratar a realidade nua e crua.Eles não são somente parte da ficção,mas pessoas que você poderia facilmente conhecer em qualquer lugar.São personagens quase palpáveis.
A obra inteira é como um soco no estômago e o final é digno de arrancar lágrimas.Além de nos fazer refletir sobre empatia e a beleza da amizade,o desfecho nos mostra tanto como uma simples palavra ou ação pode desencadear uma situação alarmante quanto como gentileza gera gentileza.É uma leitura que deve ser digerida com muito cuidado e atenção(principalmente pelos mais sensíveis).
UM POUCO SOBRE A AUTORA:
Carioca nascida em 1992,Iris chegou a cursar jornalismo antes de iniciar a faculdade de Produção Editorial e se graduar pela UFRJ.Atuou em diversas áreas do mercado editorial e manteve o blog Literalmente Falando por muitos anos.Publicou seu primeiro romance Dividindo Mel em 2011 e desde então não parou mais.
![]() |
| Iris Figueiredo |
Quando não vemos estrelas no céu,é preciso buscar a luz ao nosso redor
-Céu sem Estrelas
Nota:🌟🌟🌟🌟🌟


Comentários
Postar um comentário