Pular para o conteúdo principal

#PoesiaEmProsa

TCD e o amor que transborda das páginas 


Faz pouco mais de um mês que fui ao evento de lançamento de Textos Cruéis Demais Onde Dorme o Amor,onde conheci pessoalmente os 4 autores responsáveis por este projeto maravilhoso e eu não poderia simplesmente deixar esse livro passar em branco aqui no blog.


Já conhecia os textos por conta do sucesso(merecido) do grupo das redes sociais.No Facebook e no Instagram,vez ou outra me deparava com algum texto curto sobre amor,términos,emoções,entrega.Mas a grande questão aqui é que o sentimento que transborda desses textos é grande demais para ficar só na internet.E felizmente,Igor(o autor) descobriu isso.

Aquilo que começou como pequenas poesias para afogar as mágoas em uma página no Facebook cresceu virtuosamente.Virou livro,virou cheiro,virou tato,virou emoção palpável na estante das pessoas.





Agora,não muito tempo depois do primogênito,chegou o segundo.E junto com os textos carregados de dor e sinceridade ímpares veio um trio de mulheres para completar o quarteto.

Gabriela,a designer por trás dos traços singulares e belos que compõem ambas as obras.
Malu e Letícia,meninas-mulheres,escritoras vorazes.



Igor,Gabi,Letícia,Malu.As pessoas por trás dessas textos,as pessoas que traduzem em palavras aquilo que é tão difícil de decifrar dentro do coração.
Mas não são só de autores são feitos os livros,certo?
Todas as pessoas que já pararam pra ler algum desses textos,seja em alguma rede social,seja nos livros.Leitores.
Aqueles que leem,que sentem.
Eu-lírico que cada um carrega dentro de si.
Todos somos uma mistura heterogênea de tudo aquilo que vivemos,ouvimos,vimos e lemos.E casa um de nós que hoje lê algum destes textos, carrega-os dentro de si.


A união da emoção contida nos textos e os desenhos traçados com uma delicadeza singular dão tom ao livro 

Mas por que TCD é tão bom?

Ainda não li o segundo livro,eu confesso.Mas o fato destas escritas serem tão sinceras e praticamente vomitarem a realidade na sua cara,talvez seja o motivo desse livro ser tão marcante.Você se vê naquelas páginas,naquele narrador,naquele tempo verbal.Mas do que tudo, você compreende o sentimento contido naquelas páginas,ainda que você nunca tenha vivido uma história como aquela.É sobretudo,um exercício de empatia,de se colocar no lugar da pessoa que escreveu aquilo.Porque a poesia têm este poder.




Esse texto é diferente de tudo o que já escrevi para o blog.Em breve pretendo trazer mais textos sobre poesia brasileira e estrangeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...