Pular para o conteúdo principal

#Friends25Anos

FRIENDS: AMIZADE E SUCESSO VITALÍCIO 

Da esquerda para a direita: Chandler (Matthew Perry), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courteney Cox), Joey (Matt LeBlanc) e Phoebe (Lisa Kudrow) - os protagonistas de Friends.

Parece que foi ontem, mas já faz quase 3 décadas desde o momento em que Rachel Green, vestida de noiva, cruzou a porta do Central Perk pela primeira vez. 

Na noite de 22 de setembro de 1994, estreava pela NBC, em horário nobre, aquela que viria a ser uma das séries mais aclamadas e bem-sucedidas de todos os tempos: Friends.

A história dos seis amigos, sempre regada a muita união, humor e (algumas) doses de cafeína não demorou para conquistar a audiência da televisão americana, tornando-se um verdadeiro fenômeno.


MAS AFINAL, QUAL A RAZÃO PARA TAMANHO SUCESSO?

O sucesso da série atravessa gerações


A explicação tanto para o sucesso instantâneo da série, quanto para sua perpetuidade tem muitas vertentes. Confira a seguir alguns dos elementos que a tornam tão atraente mesmo tanto tempo após a estreia:


SIMPLICIDADE 

O fator que para mim é determinante para o deslanche de Friends é sem dúvidas, a simplicidade do roteiro. Trata-se de um enredo da mais simples composição: pessoas comuns, vivendo uma vida comum em uma cidade grande enquanto enfrentam os desafios diários que a vida adulta impõe. 

PERSONAGENS CARISMÁTICOS + ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO = IDENTIFICAÇÃO IMEDIATA 

Simples não significa banal e Friends levou essa consideração ao pé da letra. Apesar do elenco estreante e praticamente desconhecido à época, o carisma e a inegável química entre o sexteto chama a atenção logo de cara. 

O entrosamento é tão grande que torna-se impossível não comprar a veracidade retratada em cena. Junte isso a episódios relativamente curtos(em média 25 minutos por episódio) e acontecimentos que, em sua maioria, poderiam ocorrer com qualquer um de nós e você terá a fórmula que permeia a série inteira.

QUESTÕES ATEMPORAIS 

Se por um lado, há piadinhas e comportamentos que hoje são considerados reprováveis pelas novas gerações que assistem à Friends, há também questões que continuam em pauta até hoje, como feminismo, liberdade sexual, homossexualismo, maternidade, desemprego, adoção e etc. 

A própria definição de "à frente do seu tempo".

DINAMISMO PARA UMA NOVA GERAÇÃO 

Com o boom dos serviços de streaming, foi a vez da geração Z - que era criança ou não havia sequer nascido quando a série estreou - conhecer de perto a vida de Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Ross e Joey. Os mais jovens, ainda que não tenham acompanhado a série em tempo real e nem vivenciado a "Friends mania" em sua plenitude, hoje fazem maratonas e movimentam bilhões de dólares anualmente. Ponto para a Netflix!


FATOR NOSTALGIA ATIVAR!

Por fim, o último motivo ao qual atribuo o sucesso irremediável de Friends é o fator nostalgia que vem tomando conta do cenário da cultura pop atualmente. Desde o vestuário até a estética visual, a vibe das décadas de 90 e 2000 está de volta e ao que tudo indica, veio para ficar, viu?


CURIOSIDADES:

Friends seria originalmente chamado de Insomnia Cafe. Após ser adquirido pela NBC, ainda foi considerado o nome Friends Like Us, até ser finalmente nomeada como Friends;


A série foi inspirada em Living Single (1993-1998) e Seinfeld (1989-1998);

A clássica moldura da porta do apartamento de Monica que acabou por se tornar símbolo da série, na verdade era um espelho que quebrou e acabou por se tornar um item decorativo do cenário;

A ideia inicial do roteiro era que Joey e Monica seriam o casal principal invés de Ross e Rachel;

O elenco de Friends foi o pioneiro a negociar salários em grupo;

22 milhões de pessoas assistiram ao episódio piloto nos Estador Unidos, em 22 de setembro de 1994;

52,5 milhões de pessoas assistiram ao último episódio nos Estados Unidos, em 6 de maio de 2004;

US$ 100 milhões foi o preço que a Netflix pagou ao Warner Media em 2018 para manter a série no catálogo;

US$ 425 milhões é o valor que a Warner Media pagou pela readquirição dos direitos de Friends por cinco anos. A partir de 2020, a série irá para a plataforma HBO Max.



Independente da plataforma e de quanto tempo passe, uma coisa é certa: Friends sempre será uma ótima pedida!



REFERÊNCIAS:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...