Pular para o conteúdo principal

#BloqueioCriativo

BLOQUEIO CRIATIVO E PELA NÃO DESISTÊNCIA DA ESCRITA






Trabalhar com a escrita, apesar de prazeroso também tem seus momentos de solidão. Afinal, como é possível ter inspiração para produzir um bom texto/história em meio a barulhos e distrações?

Porém, mais difícil que o ato de escrever algo bom, é passar por momentos que a inspiração simplesmente não vem.Imagine a cena: você passa horas a fio sentado em frente ao computador, se obrigando a produzir mas a escrita não flui, as palavras parecem perder o sentido e você se sente completamente desmotivado. Se você se identificou, então sabe muito bem do que estou falando: o tão temido bloqueio criativo.

MAS O QUE É BLOQUEIO CRIATIVO?

Bloqueio criativo nada mais é do que a perda temporária da habilidade de gerar novos conteúdos, geralmente associado a falta de inspiração ou criatividade.



Este bloqueio temporário pode acontecer com qualquer um, mas é mais comum com pessoas que trabalham diretamente e frequentemente com a criatividade e produção de conteúdo, como escritores, blogueiros, músicos e artistas.


MAS COMO SE LIVRAR DESSA SENSAÇÃO INCÔMODA?

Não há receita definitiva para se livrar do bloqueio criativo, e o modo como cada um lida com ele é muito relativo. Mas conversando com uma amiga minha que também tem um blog e baseando-se em minhas próprias experiências, consegui reunir algumas dicas que acredito ser bastante eficazes:

OUÇA MÚSICA!

Não importa a situação, música sempre é uma boa ideia. Se você produz textos com frequência ou mesmo escreve um livro, minha dica é: crie uma playlist com todas aquelas canções que podem servir de inspiração em algum momento e ouça-a sempre que precisar daquele empurrãozinho para produzir. 


FORA DE ORDEM? SEM PROBLEMA!

Essa é para todos aqueles que escrevem ou querem escrever um livro. Se você teve ideia para um capítulo lá no final da história, mas ainda mal começou a escrever o prólogo, por que deixar a ideia esvair-se?
A regra é clara: sente e escreva! Se o processo de escrita está empacado e os personagens não fluem, toda ideia de capítulo deve ser aproveitada. Esqueça a ordem dos capítulos e aproveite os momentos de inspiração para depois organizar tudo em começo,meio e fim. Esse método, além de tirar o escritor de sua zona de conforto, pode impulsionar a criatividade na hora de criar novas cenas e ainda, restabelecer a conexão entre personagem e criador. Lembre-se: o primeiro passo para ser escritor é libertar-se das amarras!


PERFECCIONISMO, NÃO!

Seja iniciante ou profissional, todo escritor já passou por momentos de insegurança e receio de que seu texto/livro não seja bom. (Clique aqui:  https://marimilcoisas.blogspot.com/2019/06/sindromedoimpostor.html e leia sobre a síndrome do Impostor).
É normal sentir esse medo, mas não permita que ele lhe impeça de produzir e seguir com aquilo que você tanto ama. Escrever exige estudo, dedicação e sobretudo paciência, e como tudo na vida, quanto mais você escreve, mais tende a melhorar e aperfeiçoar suas técnicas de escrita. 
Por isso, nada de ficar relendo e apagando parágrafos/ cenas! Deixe para fazer isso ao final do texto, durante o processo de revisão. Pois a cada vez que você para e volta a procura de algum erro, naturalmente tende a perder o ritmo de escrita, o que pode inevitavelmente te levar para o caminho do bloqueio criativo.
Escreva primeiro, corrija depois.


VÁ LER UM LIVRO!

Ou uma revista, um artigo, qualquer coisa. Afinal, todo bom escritor é obrigatoriamente um bom leitor. Independentemente se você está lendo para conseguir mais inspiração ou puramente para relaxar um pouco, a leitura sempre é uma ótima pedida.



QUANTO MAIS REFERÊNCIAS, MELHOR!

Costumo dizer que tudo que produzimos, está ligado intrinsecamente ao nosso repertório. Não tem como ser um bom profissional se você não possui boas referências. Leia, assista, saia, espaireça, converse, conheça.Bom repertório é tudo e faz bem para o cérebro.


RELAXE! 

Por último, mas nunca menos importante: descanse. Às vezes, tudo que precisamos fazer para que o bloqueio criativo se vá, é dar um tempo nos afazeres e simplesmente relaxar. Não fique se cobrando, afinal não somos máquinas e todos merecemos um momento de pausa. Só não permita que esse momento se prolongue e acabe se convertendo em procrastinação, hein?




E claro, sempre é bom lembrar que ninguém está livre disso, e certamente a inspiração não vai cair do céu de uma hora para a outra (quem dera fosse assim, né?).
Não se desespere, porque tudo na vida tem jeito e assim como ele vem, o bloqueio criativo também se vai. Resta a nós, sabermos lidar com ele da melhor maneira possível e aproveitarmos os momentos quando a criatividade e a inspiração florescem.

REFERÊNCIAS:

Este texto foi produzido em conjunto com o blog https://ihelensouza.blogspot.com/  ❤

https://neilpatel.com/br/blog/como-quebrar-o-bloqueio-criativo-com-essas-10-ferramentas-fantasticas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Writer%27s_block

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...