Pular para o conteúdo principal

#LiberteSeuArtista

DE KLEON A CAMERON: LIBERTE SEU ARTISTA INTERIOR!


Há algum tempo, resenhei aqui no blog sobre Loja de Unicórnios, filme original da Netflix, dirigido e estrelado por Brie Larson e que com sua narrativa colorida consegue passar a mensagem mais simplista e primordial: a de que todos temos pequenos artistas vivendo dentro de nós e para que possamos nos divertir um pouco com esse nosso lado lúdico, tudo o que precisamos fazer é libertá-lo de tanta seriedade. 


Fato é que "libertar" nossa criança artista não é tão fácil quanto parece. Afinal, as obrigações da rotina correm contra o tempo e num mundo com tantas concessões para se fazer, deixar nossas emoções de lado torna-se quase uma regra. 

Mas como para toda regra existe uma exceção, e o equilíbrio é a única maneira viver saudavelmente, para Austin Kleon - autor de Roube como um artista - e Julia Cameron - autora de O Caminho do Artista -  não é apenas possível, como também necessário que façamos pequenas mudanças em nosso dia-a-dia para deixar a imaginação fluir e assim adicionarmos mais alegria a nossas vidas e alimentarmos nossa motivação

Por isso, pega na mão da sua criança artista (sim, ela está bem aí, dentro de você!) e confere a seguir os conselhos que Austin e Julia tem para dar:

REFERÊNCIAS SÃO TUDO

A ideia principal de Kleon, é clara: aprenda a roubar como um artista. E por "roubo", o autor não fala em plágio - que vale ressaltar, é crime! - mas em saber usar as referências ao seu redor para criar sua própria arte. Filmes, séries, músicas, livros, vivências pessoais, conversas aleatórias de estranhos no metrô... absolutamente tudo pode ser adaptado em ideias posteriores e tornar-se inspiração para o seu próximo passo. Nada é 100% original, mas as boas referências sempre podem ser bem aproveitadas.

VOCÊ JÁ ESTÁ PRONTO

Se ficar esperando pelo tal do "momento certo" para criar algo, decerto ele nunca chegará, pois ninguém é perfeito e como seres humanos, somos procastinadores natos. Então, pare de adiar seus projetos e parta para a ação.

SIM, SEUS PROJETOS E HOBBIES IMPORTAM

Ignorar um sonho ou considerar um hobbie como uma mera distração pode fazer sentido para seu eu adulto, mas é o que alimenta sua criança artista, e sem isso, ela pode tornar-se inquieta e derradeiramente infeliz. Estabeleça uma nova rotina e inclua momentos para dedicar-se a algum sonho antigo ou mesmo voltar-se para um hobbie o qual você não pratica faz tempo. Pode não parecer muito, mas acredite: fará a diferença em seu humor.

CRIE UM CANTINHO PARA O SEU ARTISTA

Tudo o que uma criança quer é um cantinho para brincar. Com seu artista mirim interno não é diferente. Arrume um cantinho no seu quarto, escritório ou qualquer lugar em que sinta confortável para desenhar, escrever, relaxar, criar.

TOME DISTÂNCIA DAQUELES QUE TE SABOTAM, MAS TRAGA PARA PERTO TODOS QUE TE INSPIRAM

Sejamos sinceros: você já se auto-sabota o suficiente e lutar contra o censor crítico que grita em nossas cabeças não é fácil, logo você não precisa de mais desmotivação. Por mais difícil que seja, fique longe de quem não acredita em seus sonhos e se por acaso, você é seu maior sabotador, PARE AGORA! Se você não for capaz de acreditar no que faz, ninguém mais o fará, então tome as críticas construtivas como um incentivo e ignore aquelas que não te levam para a frente. E como de praxe: cerque-se de pessoas e coisas boas.

O CÉU É O LIMITE

De que serve um bom roteiro, um bom livro, um bom quadro, se ninguém o conhece além de seu criador? Hoje, as fronteiras geográficas praticamente desapareceram graças a internet e as possibilidades são infinitas. Faça uma boa revisão em sua arte, assegure-se dos seus direitos autorais e então compartilhe-o com o mundo

A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO

Por melhor que seja, nenhum artista é dono absoluto da criatividade e se você por acaso parar de criar, não é que a inspiração vai escapar por entre seus dedos, mas ela simplesmente não irá fluir, pois não tem nada a ver com dom ou magia, mas sim com prática e estudo diários. Não deixe de praticar, pois até os sábios enferrujam.

PERSISTA E QUANDO PENSAR EM DESISTIR, PERSISTA MAIS UM POUCO

Ser artista é sobretudo, um exercício de teimosia. Perder o ânimo, achar que não é bom o suficiente e duvidar do caminho que está trilhando é normal, mas desistir não deve ser uma opção. Se estiver cansado, tire um tempo para você, vá ocupar a mente mas jamais perca o foco.

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Dizem que o mundo é um lugar pequeno, e quando se trata de networking, todo contato é importante. Logo, ser gentil, não serve só como regra básica de convivência mas também pode vir a se tornar seu cartão de visita principal e consequentemente, um gerador de oportunidades.

MOTIVAÇÃO COMO CAFÉ DA MANHÃ

E se ainda assim, você não souber muito bem por onde começar ou não se achar um verdadeiro artista, experimente desbloquear seu lado artistíco. Julia Cameron em sua "bíblia da criatividade" ensina muitas lições preciosas para por em prática e a mais recorrente e poderosa delas, talvez pareça boba, mas pode ser muito útil para uma mente criativa em recuperação: as chamadas páginas matinais.
Todos os dias ao acordar, tente escrever 3 páginas sobre literalmente qualquer assunto que lhe vier á cabeça. Não precisa ter continuidade ou sentido, apenas escreva. Utilize essas páginas como seu momento de desabafo diário e guarde-as para que possa compará-las conforme sua evolução e evite compartilhá-las com outrem. Quem colherá os frutos do bom trabalho será você!



Por fim, apenas lembre-se que você é um artista e ainda que não acredite, tem talento. Talvez você apenas não o tenha descoberto ainda ou simplesmente deu um tempo e o deixou para trás conforme as obrigações foram surgindo. Apenas espero que independente do que você escolher, que não desista dos seus sonhos. Sua criança interna e sua mente agradecem.


REFERÊNCIAS:

CAMERON, Julia. Guia prático para a criatividade: O Caminho do Artista. Rio de Janeiro, Sextante, 2017.

KLEON, Austin. Roube como um Artista: 10 dicas sobre criatividade. Rio de Janeiro, Rocco, 2013.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS: QUANDO A FÚRIA CRUZA O CAMINHO DE PESSOAS COMUNS Talvez não exista algo tão humano quanto a ira. Ainda que a sociedade como um todo tenha evoluído em quesito de civilização, principalmente quando o assunto é a aplicação da ciência ou mesmo o modo de conduzir a vida nos grandes centros urbanos - fruto da globalização - a verdade é que nas entranhas de cada um, a fúria é um sentimento comum e uma vez despido de qualquer pudor, pode causar verdadeiros estragos. Apesar de soar cruel, essa constatação é a que comanda o mordaz  Relatos Selvagens   de 2014.  O longa narra a vida corriqueira em histórias independentes, que se interligam apenas por tratarem do mesmo tema: a bestialidade. As seis narrativas são sequencialmente "Pasternak" , "Las Ratas", "El más fuerte" , "Bombita", "La Propuesta"  e "Hasta que la muerte nos separe" . MAS POR QUE É BOM? Com uma pitada de Um dia de fúria (1993...

#UmaBelezaFantástica

UMA BELEZA FANTÁSTICA: A ARTE E OS LAÇOS HUMANOS SALVAM VIDAS  Em tempos de isolamento e pouco contato social , é comum que o sentimento de solidão tome conta de nós. Com um cenário de incerteza pela frente e anúncios pouco animadores vindos de todos os canais de informação, é preciso lembrar-se da importância da união em seu sentido mais puro e singelo para não enlouquecer em meio a uma longínqua quarentena. Tendo como ponto de partida justamente vidas solitárias que se entrecruzam , Uma beleza fantástica (2016) é o equivalente cinematográfico do poder que a gentileza e a amizade podem exercer sobre a vida em coletivo . O longa inicia a partir do nascimento de Bella Brown , que abandonada próxima a um lago ainda bebê, acaba resgatada por um homem e cresce sem saber o paradeiro de seus verdadeiros pais. Extremamente organizada e tímida, Bella cresce solitária e já adulta, vive em uma casa de frente a um grande jardim e trabalha na biblioteca da cidade, organizan...

#SessãodaTarde

SESSÃO DA TARDE: DE SINÔNIMO DE FÉRIAS A MARCO DE UMA GERAÇÃO  Se existisse um hall da fama dos programas mais clássicos e lembrados da televisão brasileira, a Sessão da Tarde com certeza teria seu lugar para lá de garantido. Afinal, já são 46 anos de trajetória e muitos filmes no currículo. Da aventura ao drama, o horário vespertino da Globo já exibiu um pouco de tudo, e entre enlatados desconhecidos até verdadeiras obras-primas do cinema, a atração mantém-se no ar, cultivando fãs e haters há quase 5 décadas . Pensando em sua criação ainda em 1974, exibindo filmes hoje tidos como "raros"  - com destaque para obras como King Kong (1976) ,  Ao Mestre com Carinho (1967) e   A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) - talvez não se imaginasse que o programa viria a ser um dos mais duradouros da história. Após seu início tímido, ainda passou por baixas audiências e trocas de horário até consagrar-se. As coisas tomaram um rumo diferente so...